In Steinz We Trust
Depois de muitos meses de indefinição, a futura obra-prima por excelência do cinema português e mundial, O abominável Frankensteinzarayzafuckinmetal de Valverde, está em mach 3 em direcção à sua filmagem e consequente domínio da Humanidade como a conhecemos.Mas de onde nasceu a ideia para este fantástico projecto? Este post tentará, numa espécie de biografia, responder a todas as vossas questões – certamente muitas – acerca do que envolveu, envolve e envolverá este Apocalypse Now do século XXI.
IN STEINZ WE TRUST – Uma viagem ao coração da máquina por trás da obra
Corria o ano de 2000 e troca o passo quando, em Coimbra, terra de doutores e de muito burro, Tito_C, Carlos Castanho (companheiros de casa) e Rui Jacaré (farrapo vizinho e conterrâneo) se juntaram a uma grade de Super Bock numa arrojada ideia: escrever uma “cena qualquer”. Após muita discussão e alguma fricção intelectual, que levou à ruptura e separação com a grade de Super Bock, chegou-se a uma plataforma de trabalho: a escrita de um argumento para uma peça de teatro de cariz brechtiano ou, à falta de melhor, uma “merda estúpida qualquer”.
Esta tripla (Tito_C, Jacaré e Castanho) já antes haviam trabalhado em projectos que não conseguiram ter grande relevância no panorama cultural nacional como “M.A.N. – Manifesto Anti-Nóias” ou a gravação das primeiras maquetas do que se viria a chamar Drunk Karaoke.
Tito_C, Jacaré e Castanho: “ao pé destes 3, Steven Seagal é o novo Marlon Brando” – Lauro Dérmio
Mas é com O abominável Frankensteinzarayzafuckinmetal de Valverde que estes três jovens do recôndito interior português chegam à ribalta. Na verdade, Steinz passou a ser a coqueluche do panorama cinematográfico coiso nacional, ao ponto e ter já uma considerável legião de fãs mesmo sem ter visto o seu argumento terminado. Na verdade, era para muitos o mais sério candidato a vencer a Série de Amostra Cinema Juvenil da Bobaleda mas o facto de esse certame não se ter efectuado, deixou órfãos muitos dos entusiastas da película.
Com o passar dos meses, o projecto parecia perdido num marasmo que apontava para o fracasso do projecto. Muitas eram as vezes que os três argumentistas/actores, entretanto separados por terras diferentes, discutiam o final e o pôr em marcha das filmagens. De facto, o empenho em finalizar a obra nunca foi posto em causa, como prova a contratação do temperamental Pedro Galáctico para o papel do herói Steinz.
Pedro Galáctico (1º da esq), conhecido pelo seu mau feitio, é um dos melhores actores da nossa praça quando fora do cenário
O ano de 2005 conhece um episódio fundamental para o revitalizar do projecto Steinz. O realizador 3xl lê o guião, que lhe foi facultado por Tito_C, após uma das suas estadias em Hollywood. Ao utilizar a primeira página para apontar os números do Totoloto, apercebe-se desde logo que está perante um diamante em bruto. É então na quadra natalícia que as aleatórias circunstâncias da vida juntam os três argumentistas e o galardoado realizador numa (a única) conhecida discoteca da noite fundanense. Aí se trocam elogios mútuos (ex: “Tens lume?”) e a base de trabalho é planeada desde logo.
Passam-se algumas semanas e identifica-se o principal problema. Há personagens que vêm na lista inicial mas que nem sequer aparecem no argumento. E também não há um final. Segundo rumores do underground indie do interior do país, Tito_C terá já magicado um final apoteótico, prontamente aplaudido por Jacaré, director de um blogue homónimo que contém vários posts referentes ao filme.
Maio de 2006 conhece um marco histórico para O abominável Frankensteinzarayzafuckinmetal de Valverde. 3xl prepara, em estreita colaboração com os argumentistas e com um maço de tabaco, o teaser de Steinz, a ser estreado em breve neste blogue oficial do filme.
A filmagem está agendada para este Verão. A expectativa é grande, como atesta esta imagem que ilustra o dia a dia à porta da sede da NoYa PROduções.
Agora é esperar que pelo teaser, trail e obra-prima final. Este blogue servirá para manter os seguidores de Steinz informados acerca da evolução deste grandioso processo criativo.
tito, man, tens de mudar ai a cena do template por causa da pontuação e demais sinais gráficos e tal e cenas pá
Man, foi tipo, a cena que eu queria era, tipo, uma cena que não mostrasse a cena, porque senão era coiso, tás a ver? Ya, fica bué da bem, man, e cenas...